As 12 praias fluviais mais bonitas de Portugal.

0
450
praias fluviais

Com milhares de quilómetros de belas praias no litoral. Quem diria que há autênticos tesouros para descobrir no interior?

As 12 praias fluviais mais bonitas de Portugal.

1. Agroal – Ourém

praias fluviais
Agroal – Ourém

A praia fluvial do Agroal é a maior nascente do rio Nabão, um lugar único no país, procurado desde há muito pelas suas características terapêuticas (doenças gastrointestinais, de pele, etc). O rio Nabão passa vagaroso ao lado da piscina natural do Agroal, e delimita os concelhos de Ourém e Tomar.

2. Louçainha – Penela

praias fluviais
Louçainha – Penela

A frescura, o verde das serras, a calma e a paz deste local, fazem das Represas Naturais da Louçainha um dos locais naturais mais aprazíveis do Concelho. Aqui poderá encontrar, para além de piscinas naturais, um parque de merendas e um restaurante panorâmico.

3. Adaúfe – Braga

praias fluviais
Praia Fluvial de Adaúfe – Braga

Localizada em Ribeira, a cerca de 15 minutos de Braga, encontra-se a Praia Fluvial de Adaúfe, uma pequena praia fluvial com uma ampla zona de relvado em redor, onde se podem apanhar belos banhos de sol, fazer piqueniques e churrascadas e praticar alguns desportos. À parte da possível diversão, a Praia Fluvial de Adaúfe é a única do Concelho de Braga que recebeu a certificação da Administração da Região Hidrográfica do Norte.

 

4. Malhadal – Proença-a-Nova

praias fluviais
Malhadal – Proença-a-Nova

Na base da Serra de Alvéolos, bem no interior de Portugal, onde serpenteia a Ribeira da Isna (afluente do Rio Zêzere), a Praia Fluvial do Malhadal, oferece um óptimo local de descanso e de contacto com a natureza. Há bastantes recantos para quem procura privacidade.

5. Estorãos – Ponte de Lima

praias fluviais
Estorãos – Ponte de Lima

Situada em Estorãos, no concelho de Ponte de Lima, esta praia tem um ambiente mágico, com uma ponte medieval e uma azenha que é também um alojamento de turismo rural. Bem perto de Estorãos tem também as lagoas de Bertiandos para visitar.

6. Loriga – Seia

praias fluviais
Loriga – Rui Videira

Localizada no Parque Natural da Serra da Estrela, a Praia Fluvial de Loriga é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade. Distingue-se por ser a única praia portuguesa situada num vale glaciário e pelas suas águas puras e cristalinas.

7. Praia do Alamal – Gavião

praias fluviais
Alamal – Gavião

Se ainda não conhece o Centro de Lazer da Quinta do Alamal no Gavião, tens que por lá passar. Fica a um pulo da A23 e é parte da paisagem de quem faz a linha de caminhos de ferro da Beira Baixa, entre Abrantes e Castelo Branco. É mesmo um pequeno paraíso à beira rio.

8. Reconquinho – Penacova

praias fluviais
Reconquinho – Penacova

A Praia do Reconquinho situa-se em pleno Rio Mondego na área em que o rio serpenteia à volta da Vila de Penacova, por entre montes e vales. Envolta numa paisagem natural verdejante, esta praia proporciona uma excelente vista sobre Penacova de onde se pode deslocar a pé, descendo a colina.

9. Vimieiro – Penacova

praias fluviais
Vimieiro – Penacova

A praia situa-se em pleno Rio Alva, já próximo da sua foz. De águas cristalinas e rodeada de verde luxuriante, a Praia Fluvial do Vimieiro proporciona tranquilidade e descanso. Na encosta da praia encontramos um conjunto de casas de xisto, assim como um moinho de água e uma roda de rio que proporcionam ao local um ambiente pitoresco e acolhedor.

10. Foz d’ Égua – Piódão

praias fluviais
Foz d’Égua – Rui Videira

A aldeia da Foz d’ Égua pertence à freguesia do Piódão e com ela partilha a beleza mística da Serra do Açor. É caracterizada pelo seu aspeto rural serrano, com as suas típicas casas de xisto e lousa. Na Foz d´Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direcção ao rio Alvoco.

11. Fraga da Pena – Arganil

praias fluviais
Fraga da Pena – Arganil

Esta zona é caracterizada por uma cascata de águas frias, a nascente encontra-se poucos metros antes, na Serra do Açor. Existem várias piscinas naturais que convidam a mergulhos e a contemplar a natureza.

12. Valeta – Arcos de Valdevez

praias fluviais
Valeta – Arcos de Valdevez

Situada no centro da vila, em pleno rio Vez, é uma das mais concorridas nos dias de verão. É vigiada e cheia de zonas de lazer ideais para estender a toalha e fazer um piquenique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here