A possível origem do termo “Alfacinha”.

Alfacinha é o termo usado por todos os Portugueses para designar as pessoas naturais de Lisboa. No entanto não existe nenhuma prova sobre a sua origem, por isso vamos conhecer as teorias mais conhecidas

1
550
Alfacinha

Muito se fala sobre a possível origem do termo “Alfacinha” contudo não sabemos ao certo qual das teorias pode ser a mais correta. Por isso hoje vamos a analisar qual a possível origem deste termo tanto usado para a designar os Lisboetas.

Teremos que ir até ao ano 1846, para ver a primeira referência clara de Almeida Garret sobre os alfacinhas. Onde dizia: “Pois ficareis alfacinhas para sempre, cuidando que todas as praças deste mundo são como a do Terreiro do Paço”.

Uma das lendas remete para a ocupação de Lisboa por parte do Mouros, entre 711 e 714. Os Árabes teriam começado a cultivar aquilo que chamam “Al-Hassa”, que acabou por se traduzir como “Alface” na Língua Portuguesa. Foi adotada na época para diversos fins, entre eles culinários e medicinais. Reza a lenda que os moradores teriam apenas alface para comer, em uma das várias guerras durante a permanência dos árabes, o que teria originado a denominação.

Uma das origens podia ser o facto de a alface ser uma planta abundante pelo que foi cultivada em larga escala durante o período das invasões muçulmanas. Esta referência apareceu na coluna “O Poço da Cidade”, num jornal de 1984. Nela atribui a sua origem ao facto de este ter sido o único alimento disponível durante um prolongado cerco.

Outra razão apontada é que os Lisboetas, tal qual as hortaliças, não se movimentavam muito. “Talvez se possa avaliar qualquer coisa dos seus antepassados que viviam como aves de estimação fechadas em casas-gaiola”. “Gozavam de uma liberdade muito reduzida para ir à Igreja, para cumprir o dever de uma visita ou ainda para figurar na romaria devota de uma procissão”.

Outra das teorias conta que, durante o cerco a Lisboa, os Lisboetas eram alimentados sobretudo por alfaces. As sopeiras, meninas da provincia que serviam os mais abastados, gritavam: “Chegaram os alfacinhas”. Popularizando assim o termo entre os saloios de Loures, que rápidamente começaram a tratar os Lisboetas como Alfacinhas.

E você qual acha que é a verdadeira origem da palavra? Terá vindo do tempo das invasões Árabes? Terá vindo do habito de os Lisboetas comerem alfaces?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here