No 1º Dia em que um carro andou em Portugal… um burro foi atropelado!

A história rodoviária Portuguesa não podia ter começado da pior forma. No primeiro dia em que um carro circulou em Portugal houve uma vitima mortal… um burro.

Primeiro carro em solo Português

O primeiro automóvel chegou a Portugal em 1895. Era um veículo da marca Panhard & Levassor, importado de Paris pelo IV Conde de Avilez. Na Alfândega de Lisboa surgiu a dúvida sobre a taxa aduaneira a aplicar a tão estranho veículo. Seria uma máquina agrícola ou uma locomobile (máquina movida a vapor)? Adoptou-se esta última definição. Na primeira viagem que realiza, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, este veículo é protagonista do primeiro acidente de viação em Portugal ao atropelar um burro.

À entrada da vila, surge um burro no meio da estrada e daí recusa-se a arredar com a sua típica teimosia. O choque é inevitável e do atropelamento resulta a morte do burro. O dono vê-se então recompensado da sua significativa perda com a quantia de dezoito mil réis, o triplo do valor de um burro naquela época. A chegada do Panhard & Levassor ao seu destino, Santiago do Cacém, causou enorme sensação e pasmo entre os habitantes da pacata localidade.

Partilhas 0

Deixe um comentário